Home / Política / 100 dias de governo: Damon e seu secretariado darão expediente neste sábado em Ipoema

100 dias de governo: Damon e seu secretariado darão expediente neste sábado em Ipoema

aaipoema3(1)O prefeito Damon Lázaro de Sena e todos os seus 17 secretários municipais, além dos presidentes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Itaurb e o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, estarão neste sábado (13), a partir das 8 horas, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Conceição, em Ipoema. Eles participarão da primeira edição do programa Ouvir Você. A atividade faz parte da programação dos 100 dias de governo.

O Ouvir Você é um programa permanente do Governo Municipal, por meio do qual, periodicamente, o prefeito e todos os seus secretários se deslocarão a uma determinada localidade e lá atenderão a população. A primeira edição será em Ipoema.

Uma estrutura com funcionários da Secretaria de Planejamento e da Assessoria de Comunicação será montada para que a população seja recepcionada, encaminhada e atendida pelo prefeito ou o secretário que lhe interessar. Todos serão atendidos individualmente.

Conforme explica o secretário municipal de Governo, Jadir Eustáquio do Espírito Santo, o lançamento deste programa é o cumprimento de um compromisso de Damon. “Ainda em campanha pela Prefeitura, Damon assumiu o compromisso de estar sempre próximo da comunidade, ouvindo suas reclamações, sugestões, demandas ou, simplesmente, conversando. O Ouvir Você, é este instrumento. Ao invés de a pessoa ter que se deslocar até o prefeito ou a seus secretários, invertemos: nós é que iremos até a população para facilitar esse encontro”, disse Jadir Eustáquio.

Ainda conforme ressalta Jadir Eustáquio, o Ouvir Você, que começa em Ipoema, será realizado em todas as regiões de Itabira, inclusive na zona rural. “Nosso próximo encontro, possivelmente, será com os moradores de Senhora do Carmo, em maio. Depois, é nossa intenção, percorrer todos os bairros da cidade”, informou.

Estes encontros, além de facilitar o acesso e aproximar o governo da população, também será um importante meio para prestação de contas, divulgação de ações governamentais e para agilizar as demandas.

 

A Secretaria de Ação Social também vai se deslocar para Ipoema neste sábado e lançará o programa Mais Cidadania. As atividades serão realizadas na Escola Municipal Nonato Campos, a partir das 8 horas. Elas também fazem parte da programação dos 100 dias de governo.

O objetivo do programa Mais Cidadania é descentralizar os serviços da secretaria, facilitar o acesso da população e aproximar a ação social de quem mais precisa. No sábado, 46 servidores estarão disponíveis para atender os moradores de Ipoema.

Conforme explica a secretária municipal de Ação Social, Valquíria Pascoal de Souza Duarte, as chefias de cada um dos cinco departamentos – Habitação Popular, Bolsa Família, Promoção Humana, Desenvolvimento Comunitário e Fundos e Recursos – estarão em Ipoema. “Quando estivermos realizando o Mais Cidadania, vamos, literalmente, transferir a estrutura da secretaria para o local. No dia, a população daquela localidade poderá resolver qualquer assunto referente a assistência social, pois as chefias, que são as pessoas mais indicadas para solucionar qualquer demanda, estarão todas presentes”, explicou Valquíria Pascoal. Ainda de acordo com a secretária, uma psicóloga e uma assistente social também estarão presentes no evento.

O Mais Cidadania é a oportunidade que a pessoa tem para atualizar ou fazer seu cadastro na Secretaria de Ação Social e, a partir daí, ter acesso a todos os programas de assistência oferecidos pelos governos Municipal, Estadual ou Federal.

“Para ter acesso a qualquer programa social, a primeira coisa necessária é que o interessado tenha um cadastro atualizado. Sem este cadastro, a pessoa corre o risco de ficar de fora de programas. Às vezes a pessoa perde algum benefício ou deixa de recebê-lo porque tem dificuldade de se deslocar até a Secretaria de Ação Social. Nosso objetivo é facilitar, ao máximo, o acesso da pessoa e conceder o máximo de benefício possível, para que ninguém fique de fora por dificuldade ou desinformação”, salientou Valquíria Pascoal.

FOTO: Átila Lemos

About admin