Home / Destaque / ACT: Vale e Metabase voltam a se encontrar nesta terça e quarta

ACT: Vale e Metabase voltam a se encontrar nesta terça e quarta

A direção do Sindicato Metabase de Itabira e Região volta a se reunir com a Vale esta semana para dar continuidade às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2017/18). Nesta terça e quarta-feira acontece a quarta rodada de negociação com a Unidade Sindical, grupo de sindicatos que negocia com a empresa.

Na última rodada a Vale manteve a proposta de corte nos procedimentos de ortodontia e implantodontia da Assistência Médica Supletiva (AMS) e ofereceu apenas a perda da inflação acumulada no último ano como proposta de recomposição salarial, o que não chega nem a 2%. Na ocasião, a empresa apenas prorrogou a data de corte dos benefícios odontológicos de outubro para o dia 30 de novembro. Garantindo a continuidade do tratamento aos que iniciarem antes desta data.

Recusando a pagar o ganho real de 5% cobrado pelos trabalhadores na pauta de reivindicação, a empresa ofertou apenas o índice da inflação no cartão alimentação, propostas que foram duramente criticadas pelos sindicalistas.

O presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza voltou a criticar a proposta da empresa e prometeu jogo duro com os representantes.

“Vamos para mais uma rodada de negociação e esperamos que a empresa venha com uma proposta de verdade e não aquela oferta ridícula da última rodada. Já deixamos bem claro para Vale que não vamos negociar direitos, que não vamos prejudicar os nossos trabalhadores”, defendeu o sindicalista.

Paulo Soares relembrou os lucros da Vale no terceiro trimestre e questionou o porquê a empresa está negando um aumento digno aos seus trabalhadores. A Vale divulgou no final do mês passado lucro líquido de R$ 7,14 bilhões no terceiro trimestre, ante R$ 1,84 bilhões no mesmo período de 2016, o que resultou na alta de 288% em um ano.

“Eu sempre digo que a Vale tem um cofre no lugar do coração e a prova está ai. Uma empresa que tem um lucro neste nível não está olhando para o seu trabalhador, não está levando em consideração estes pais de família que tanto contribuem para estes grandes resultados. Já demos um recado para Vale: faremos deste acordo um cacho de bananas. Enquanto não houver uma proposta satisfatória, ele vai apodrecer no pé”, disparou o presidente do Metabase.

About sirlei