sábado , 19 agosto 2017
27 de abril de 2013

Atividades dos 100 dias de governo se encerram com Banda Marcial dos Fuzileiros Navais

A Prefeitura de Itabira encerra, no próximo domingo (28), as atividades que marcaram os 100 dias de governo com uma  tarde de lazer e serviços no Valeriodoce. O evento começa às 13 horas e a entrada é gratuita.

A principal atração será a exibição da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, que vai se apresentar, pela primeira vez em Itabira e região, com 100 componentes. A banda deverá interpretar clássicos como “O trovão”, “Aquarela do Brasil” e a canção da Marinha, “Cisne Branco”. A evolução na formação de imagens no gramado, como navios, âncoras e símbolos da Marinha, é um espetáculo à parte, que alia precisão de movimentos e simetria do grupo.

A banda do Corpo de Fuzileiros Navais é considerada uma das maiores bandas marciais do mundo. Entre os instrumentos musicais de maior destaque estão as 16 gaitas de fole escocesas. Os músicos já se apresentaram em todos os estados brasileiros e vários países do mundo.

Durante o dia, também haverá shows com Nonoca e Banda, além do grupo Viola na Roça, que reúne 13 estudantes da Escola Municipal Professor Manoel Tomaz, de Ipoema. Eles fazem aulas de música com o professor e regente Délcio Chaves e interpretam sucessos do sertanejo de raiz de Tunico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, Sérgio Reis e Almir Sater.

Também haverá apresentações de sapateado e street dance, números que serão exibidos por estudantes que integram o projeto Crês@Arte, da Secretaria Municipal de Educação.

Desde o dia 11 de abril, a Prefeitura de Itabira está promovendo uma série de ações, resultado dos primeiros 100 dias de governo do prefeito Damon Lázaro de Sena. A programação começou com o lançamento da pedra fundamental da construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Praia. O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve em Itabira para a solenidade.

A programação continuou com o lançamento do projeto Ouvir Você, que descentraliza os atendimentos do Executivo Municipal e permite que o prefeito e seus secretários vão até um determinado local para atender a população. No mesmo período, Damon também anunciou a construção de duas mil moradias, o que representa o maior programa de habitação popular do interior do estado; fez o descerramento do marco inicial das obras do segundo prédio do campus de Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei); anunciou a execução do receptivo do Parque da Água Santa; conseguiu a autorização, do Governo Federal, para licitar a elaboração do projeto para captação de água do Rio Tanque; destravou e anunciou o início da construção da praça do bairro Fênix, uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que será executada em parceria com o município e repassou uma verba no valor de R$ 1.250.000,00 ao Hospital Nossa Senhora das Dores.

Para o secretário municipal de Governo, Jadir Eustáquio do Espírito Santo, este conjunto de ações, em apenas 100 dias de governo, representa o constante trabalho de toda a equipe da administração. “Isso quer dizer que os primeiros dias de governo foram de muito trabalho, para colocar a administração em ordem e, ao mesmo tempo, programar e executar alguns serviços necessários para toda a população. Apesar de termos tido sérios e grandes problemas administrativos no início da gestão, como o comprometimento do aterro sanitário, a falta de médicos e medicamentos na rede, a falta de vagas nas escolas municipais e tantos outros problemas, conseguimos resolver grande parte e, ainda, começar um trabalho que, em pouco tempo, dará resultados importantes para toda a população”, disse.