Home / Destaque / Benefício reativado Cirurgias de cataratas do Ciscel retornam nesta terça-feira

Benefício reativado Cirurgias de cataratas do Ciscel retornam nesta terça-feira

 

ciscel (1)      O Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Leste (Ciscel) voltará a realizar cirurgias de cataratas. Serão feitos mutirões e o primeiro acontece nesta terça-feira 12 de abril, com a realização de 20 cirurgias para pacientes de Itabira. No dia 27 de abril outras 20 pessoas dos municípios consorciados passarão pelo procedimento.

O serviço estava paralisado desde 2014. De acordo com a Secretária Executiva do Ciscel, Nélia Maria Tonelli Carvalho, o Governo Federal, responsável por custear os profissionais e matérias utilizados no procedimento, havia suspendido o repasse para a Prefeitura de Itabira e demais cidades consorciadas. Em negociação com a Secretaria Municipal de Itabira e a atual secretaria executiva, os serviços de cirurgias de cataratas serão retomados para beneficiar toda a população de Itabira e microrregião.

“Existe uma grande demanda para esta cirurgia. Nas secretarias Municipais de Saúde de cada cidade consorciada há uma grande lista de espera. Estes são os responsáveis pela triagem destes pacientes.”

Como ter acesso

A enfermeira técnica do Ciscel, Eva Cristina de Souza, explica que qualquer pessoa que tenha a necessidade clinicamente comprovada pode ser operada gratuitamente de cataratas pelo Ciscel. “O primeiro passo é comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e realizar uma triagem feita pelo clínico geral. Este profissional fará o encaminhamento para o oftalmologista, que diagnosticará se há a necessidade de realização da cirurgia. Caso a resposta seja afirmativa, o paciente é incluído na lista de espera das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios consorciados e aguardará o agendamento dos pré-operatórios e do procedimento”.

A expectativa é que sejam realizadas 20 cirurgias por mês para Itabira e demais municípios do Consórcio.

Por Itafatos

 

 

 

 

 

Scroll To Top