sábado , 21 outubro 2017
5 de abril de 2013

BIRÔ CULTURAL

O Centro de Estudos e Projetos Culturais  Birô Cultural Itabirano tem como foco principal, desenvolver projetos socioculturais, artísticos, de inclusão e cidadania, ambientais inovadoras, associado ao Marketing e Publicidade.

Propõe também o envolvimento na área artística através de ações que preveem a criação de núcleos permanentes direcionados para o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico de crianças e adolescentes, dentre outros públicos alvos com viés diferenciados, otimizando e empreendendo ações junto às diversas comunidades brasileiras marcadas pela vulnerabilidade social.

Atuando hoje no Parque da Água Santa, com o projeto “Domingo no Parque” em parceria com o poder público, iniciativa privada e as Associações: Pará, Amacentro e Chacrinha, o Birô Cultural fundamenta e amplia o seu leque de atuação no espaço ambiental do Parque Ecológico da Água Santa, associando-se a projetos de cooperação com os poderes citados e de iniciativa privada, para fins de leis de incentivos.
A utilização de práticas, conceitos e estratégias de implantação pedagógica com o uso de programa de cultura dessas estações no Parque da Água Santa, com métodos específicos, a partir de planejamento com base em oficinas nas áreas de dança, música, audiovisual, educação patrimonial, empreendedorismo cultural e incentivo à leitura, objetiva elucidar a consciência ambiental e fomentar ações expressivas da mesma, integradas às técnicas pertinentes à prática construtivas e lúdicas, promovendo a partir daí, novos conceitos de preservação e cultura ambiental dentre outras. O Programa visa, sobretudo, capacitar educadores e agentes culturais no sentido de promover a inclusão, o protagonismo e o resgate do sentimento de pertencimento, valorizando as riquezas locais, suas histórias e memórias.

Outrossim, projetos e programas ajudam a valorizar os investimentos e estabelecem parâmetros de aprendizagem que possibilitarão obter melhor resultado e maior eficiência nas ações a serem executadas. Na extensão desta linha de ação, a título de destacar datas universalmente importantes, desponta o Projeto “Nossas Mulheres Itabiranas”, em homenagem ao dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher configurado e apresentado a seguir.