Home / Destaque / Câmara encerra mês de prevenção ao câncer de próstata com especialista

Câmara encerra mês de prevenção ao câncer de próstata com especialista

             Foi Realizada no dia 27 de novembro a Mesa Redonda sobre detecção precoce do Câncer de Próstata, evento final da Campanha Novembro Azul. Participaram do encontro o médico urologista Fernando Bicalho, o Secretário Municipal de Saúde Reynaldo Damasceno, a Superintendente do Centro Viva Vida Vanessa Maimone e a vereadora Marcela Cristina Lopes (PR) como mediadora da Mesa.     O Novembro Azul foi instituído em Itabira, através da lei n° 4.640 em 27 de novembro de 2013, de autoria da vereadora. O mês é dedicado a ações de prevenção ao Câncer de Próstata. Em seu artigo 3° a lei diz que o Poder Executivo bem como o Legislativo deverão desenvolver atividades para divulgação do tema.

            Durante a explanação, o médico Fernando Bicalho, apresentou números da doença, bem como o aumento detecção de novos casos em Itabira, enfatizando a importância do homem criar o hábito de visitar o médico regularmente. O secretário de Saúde Reynaldo Damasceno juntamente com Vanessa Maimone apresentaram números da doença em Itabira e o fluxo de atendimento do SUS na cidade. Cerca de 100 pessoas compareceram no encontro e tiveram espaço para realizar perguntas aos participantes da mesa.

            Marcela Cristina Lopes disse que a intenção do Projeto era de proporcionar na cidade um momento de reflexão sobre a saúde do homem. “Este mês de novembro deve ser de reflexão para os homens que devem se cuidar, procurar o médico regularmente, o que contribui para a detecção precoce da doença. Isso torna o tratamento menos oneroso e maximiza as chances de cura”, disse a vereadora.

            Durante todo o mês de novembro houve ações voltadas a conscientização do público masculino sobre a gravidade da doença e seus meios de prevenção.

CMI

Por Itafatos

 

 

About admin