sábado , 21 outubro 2017
18 de abril de 2013

Combinação de placares pode gerar três clássicos brasileiros nas oitavas

Além do duelo entre Atlético-MG e São Paulo, Libertadores pode ver um dérbi paulista entre Timão e Verdão, além do repeteco entre Grêmio e Flu

A quinta-feira vai definir os confrontos das oitavas de final da Taça Libertadores da América. Com quatro partidas a serem disputadas, o torneio chega ao seu último dia da fase de grupos com a possibilidade de colocar os rivais Corinthians e Palmeiras frente a frente já na próxima fase da competição continental, assim como um repeteco entre Fluminense e Grêmio, que ainda tentam a classificação no Grupo 8 – jogam contra Caracas e Huachipato, respectivamente. O único confronto já definido é entre Atlético-MG (melhor primeiro colocado) e São Paulo (pior segundo classificado).

Ou seja: por mais remota que seja, há, sim, a possibilidade de haver três clássicos brasileiros na próxima fase da Libertadores.

A combinação de resultados é bem complexa, e colocaria necessariamente o Palmeiras com a 13ª melhor campanha diante do Corinthians, quarto no geral, além do Fluminense, como sétimo, encarando o Grêmio, décimo. Tudo vai depender dos jogos desta quinta-feira pelos Grupos 2 e 8.

pato_jogo_corinthians2_palmeiras_rib.jpg_95Líder do Grupo 2 com nove pontos, o Verdão teria de empatar sem gols com o Sporting Cristal e ser ultrapassado pelo Libertad – o que só aconteceria em caso de triunfo dos paraguaios diante do Tigre, da Argentina.

Além disso, os brasileiros do Grupo 8 – Fluminense e Grêmio – precisariam vencer seus jogos por placares simples (contra Caracas e Huachipato, respectivamente). Desta forma, o Palmeiras fecharia a fase de grupos da Libertadores com a 13ª melhor campanha, o que colocaria o time de Gilson Kleina diante do Corinthians, quarto melhor colocado após seis rodadas.

Qualquer outro resultado, incluindo vitórias de Flu e Grêmio por uma diferença superior a um gol, eliminaria a possibilidade de Palmeiras e Corinthians se enfrentarem já na próxima fase. Um simples gol do Verdão diante do Sporting Cristal, seja qual for o resultado, também elimina a possibilidade de três clássicos brasileiros já na próxima fase.

Palmeirenses e corintianos já se encontraram em fases eliminatórias da competição continental em outras duas oportunidades. Em 1999, após duas vitórias por 2 a 0 para cada lado, nas quartas de final, o Verdão levou a melhor nas cobranças de pênaltis. No ano seguinte, pelas semifinais, a estrela do goleiro Marcos brilhou mais uma vez e colocou o Alviverde na decisão, depois de mais um triunfo contra os rivais nas penalidades.

Às 19h45m (horário de Brasília), o Verdão vai encarar o já eliminado Sporting Cristal, no Peru, pelo Grupo 2. No mesmo horário, Libertad e Tigre duelam pela outra vaga da chave, no Paraguai. Mais tarde, às 22h, o Fluminense recebe o Caracas, em São Januário, enquanto o Grêmio pega o Huachipato, no Chileganso_rib_15.

 

FONTE: Globoesporte.com

FOTO: Tarlis Shneider