sábado , 19 agosto 2017
20 de abril de 2013

Começou nesta segunda (15) a “Campanha Nacional de Imunização Contra a Gripe”

Começou nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril a Campanha Nacional de Imunização Contra a Gripe. Este ano a meta é atingir 39 milhões de brasileiros em todo o país, segundo o Ministério da Saúde.

Serão distribuídos 43 milhões de doses para 65 mil postos de saúde. O objetivo é atingir 80% do público alvo que são: idosos com 60 anos ou mais, gestantes, profissionais de saúde, crianças de seis meses a dois anos, presidiários, indígenas, mulheres no período até 45 dias após o parto e doentes crônicos.

Em 2013 a novidade é que os doentes crônicos terão acesso ampliado a todos os postos de saúde, e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries). É preciso apresentar apenas a prescrição médica no ato da vacinação.

Segundo nota oficial divulgada pelo Ministério da Saúde, “a vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde mais próximo, porque tem tratamento”.

Ainda de acordo com o ministério a região mais populosa do Brasil -Sudeste- vai receber 18,6 milhões de doses dessa vacina; Nordeste 10,7 milhões; Sul 7,5 milhões; Norte 3 milhões e Centro-Oeste 2,9 milhões.

A imunização protege contra três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) conhecido como gripe suína, A e B.

Uma mobilização nacional está prevista para acontecer no dia 20 de abril, no chamado “Dia D da Campanha”.

Michele/foto Ministério Saúde

Via Atila Lemos