sábado , 21 outubro 2017
18 de abril de 2013

DENGUE: Itabira registra 101 casos confirmados

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SMS), divulgou hoje (17) as notificações de dengue no município.

De acordo com a SMS, até o último dia 15, foram notificados 504 casos da doença em Itabira. Destes, 101 são positivos. No entanto, nove casos são positivos importados, ou seja, foram contraídos fora do município. Ainda, segundo os dados da Secretaria de Saúde, 65 casos são negativos e 75 aguardam os resultados dos exames.

O governo municipal busca soluções para acabar com a dengue em Itabira. Uma delas foi a publicação do Decreto nº 0431, de 22 de março de 2013, que “Decreta situação de emergência no Município de Itabira e dá outras providências,” devido ao risco de epidemia de dengue na cidade. Com isso, a SMS está contratando mais 34 agentes de combate a endemias já selecionados por meio de processo seletivo. Outra providência foi a contratação de empresa para capinar e recolher o lixo de áreas verdes. As ações de prevenção à dengue devem ser feitas antes do período chuvoso, em outubro, o que não ocorreu em 2012, por isso foram necessárias estas ações emergenciais.

O prefeito Damon pede que a população ajude no combate à dengue e não se esqueça das orientações básicas como limpar e tampar caixas d’água com tampas adequadas, limpar calhas, vistoriar se há água em pneus, garrafas, pratos, vasos e outros vasilhames, limpar quintais e lotes, encher de areia os pratinhos dos vasos de plantas, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, não jogar lixo em terreno baldio, manter bem tampados tonéis e barris de água e colaborar com os agentes de combate à dengue. “O nosso governo tem compromisso com todas as áreas, mas, principalmente com a saúde. Estamos tomando atitudes para conter o avanço da doença e impedir novos casos. Porém, 80% dos focos estão nas residências e precisamos nos unir para não deixar o mosquito nascer”, frisou o prefeito.

Em tempo

Mosquito-da-Dengue1O intervalo entre a picada do mosquito e a manifestação da doença é chamado de incubação e tem duração média de cinco a seis dias. Geralmente os sintomas da doença só aparecem depois dessa fase.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, cansaço e indisposição, tontura, enjôos, vômitos, perda do paladar e apetite, manchas vermelhas pelo corpo e dor abdominal.

A qualquer sinal desses sintomas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde imediatamente.