Home / Destaque / Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento Econômico

Itabira recebe edição do programa Minas Digital Talks

 

A Prefeitura de Itabira apresenta nesta quarta-feira (28), às 19 horas, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade – avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 666 – o Minas Digital Talks, programa do Governo Estadual que busca fomentar projetos inovadores de tecnologia. Participa do evento, o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa.

O Minas Digital Talks, segundo José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), é um conjunto de programas que visam o desenvolvimento econômico, “obviamente, através da tecnologia e da inovação”. É promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) com o objetivo de capacitar novos empreendedores, desenvolver projetos tecnológicos de ponta e ampliar a competitividade global das startups mineiras.

Na prática, o programa discute com o público, as ações da Sedectes – Uaitec, Startup Universitário, Seed (programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais), Cidades Digitais, Polos de Inovação e outros – para que o Estado esteja apto ao empreendedorismo e à inovação. O evento é direcionado ao público que se interessa pelo assunto, mas, principalmente, para estudantes, empresários, professores, diretores de escolas públicas e privadas, políticos e entidades.

De acordo com Don Carlos, em reunião do prefeito Ronaldo Magalhães com o secretário estadual Miguel Corrêa, foram apresentadas as ferramentas que Itabira já tem para contribuir com o objetivo do Estado. “Nessa conversa, externamos o grande potencial que temos com o campus da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e com o evento anual Startup Weekend. Temos também o primeiro Coworking Público de Minas, além da Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais). Então, nós solicitamos um auxílio do Estado para melhorar essa questão da tecnologia”. Ainda segundo ele, o secretário considerou a relevância de implantar outros programas do Minas Digital para melhorar e potencializar o desenvolvimento tecnológico. “Por isso, o Estado vai trazer para a cidade uma aceleradora de startups. Ainda terá um projeto que envolve as escolas municipais e estaduais e, a partir de julho, já teremos dois agentes de inovação atuando no município”.

Os agentes de inovação irão atuar nas universidades – Itabira e região – escolas e na Prefeitura de Itabira, por meio da SMDECTIT. “O trabalho deles será fazer essa inovação acontecer. Eles serão o link do Estado com as faculdades e etc. Atuarão como consultores, 

mas, na verdade, estimularão as pessoas através de cursos, treinamentos e visitas técnicas. Vamos fazer de Itabira um polo de tecnologia e inovação”, avaliou Don Carlos.

Programação

O painel Ciência, Tecnologia e Inovação abordará as seguintes questões: Um salto para o futuro – o que esperar dos próximos anos?; Como a Sedectes está inovando?; Como transformar Itabira no melhor lugar para se inovar e empreender com tecnologia?; Pitchs de startups locais. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar é necessário se inscrever pela internet, por meio do endereço https://www.sympla.com.br/minas-digital-talks—itabiramg__157049.

Saiba mais

Segundo informações do Governo do Estado, o Minas Digital foi criado em 2015 com o propósito de gerar o desenvolvimento econômico e social do estado e do país a partir da inovação, economia digital e economia criativa. O programa irá atuar efetivamente em todo o território mineiro, espalhado por seus 17 territórios estratégicos de desenvolvimento, abarcando todas as ações governamentais de incentivo e apoio à ciência, tecnologia e inovação, conforme as necessidades e as vocações regionais. Nos próximos dez anos, R$ 1 bilhão serão investidos e 100 mil jovens formados, por ano, no setor de tecnologia e empreendedorismo. Em Itabira, o programa já atua com a Uaitec, onde cursos de capacitação são oferecidos gratuitamente para a população. 

Scroll To Top