sábado , 21 outubro 2017
4 de maio de 2013

Encontro “Cultura da Paz nas Escolas” idealiza a criação do Fórum Municipal de Educação

 

157A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu no último dia 26, no Centro Experimental de Educação Ambiental (CEEA) o encontro Cultura da Paz nas Escolas, evento em que participaram professores do 6º ao 9º ano e demais profissionais da rede municipal de educação. Na ocasião, foi idealizada a criação do Fórum Municipal de Educação.

O Fórum foi proposto durante o encontro, a partir de debate realizado pelo psicólogo, psicopedagogo e mestre em educação Gustavo Martins, pelo professor e mestre em ciências da religião Willian Ramos e pelo advogado, pedagogo e também mestre em educação, Márcio Boaventura Júnior.

O encontro, que reuniu 120 profissionais da rede municipal, é mais uma das ações da SME contra a crescente onda de violência na sociedade e foi idealizado a partir da Caminhada pela Paz, ocorrida em 05 de abril deste ano. 

171Além da realização do Fórum, durante o encontro também foram discutidos vários assuntos ligados à paz, entre eles, ações para reduzir e evitar a violência nas escolas e contribuições para melhor compreensão dos professores sobre o tema. Os principais pontos discutidos foram: a paz nas escolas, fatores geradores da violência no ambiente escolar, as ações realizadas pela escola no combate à violência e ao bullying.

Segundo a secretária municipal de Educação, Luciane Ribeiro da Cruz, “este encontro é importante para viabilizar a compreensão dos professores sobre o tema e sua complexidade, além de prepará-los com estratégias de ação no cotidiano escolar caso deparem-se com situações de violência”.