sábado , 19 agosto 2017
24 de abril de 2013

Estudante representa Minas Gerais em etapa nacional de concurso de cartas

A importância e os cuidados que os moradores do município de Delfim Moreira, no Sul de Minas, têm com a água serviu de inspiração para o aluno do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Marquês de Sapucaí, Luiz Augusto Fernando Guimarães, de 14 anos. O estudante teve seu texto selecionado e representou Minas Gerais na etapa nacional do ‘42° Concurso Internacional de Redação de Cartas’.

Para escrever seu texto, o estudante seguiu o tema ‘Escreva uma carta a alguém para lhe explicar porque a água é um recurso precioso’. Para isso, ele observou a rotina da região onde mora. “Minha carta foi escrita a partir da observação do dia a dia. Retratei, por exemplo, como os moradores do meu bairro tratam a água, os cuidados que eles têm com ela e o que acontece aqui quando chove”, afirma Luiz Augusto Fernando Guimarães.

O aluno sempre gostou de escrever e ressalta o papel da escola como uma das responsáveis pelo desempenho no concurso. “O principal estimulo para produção dos meus textos foi a escola. Já tenho três textos publicados em um livro produzido pela instituição”, destaca. Luiz Augusto Fernando Guimarães esteve entre os 28 estudantes brasileiros que representaram seus estados no concurso. Cada estudante foi premiado com um tablet. A etapa nacional foi conquistada por Maírla Marina Ferreira Dias, de Quixaba, em Pernambuco.

Concurso Internacional de Redação de Cartas

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

No Brasil o concurso é coordenado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) e a participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que ficam encarregadas de recolher e selecionar até duas redações para representá-las na etapa estadual. O concurso conta ainda com a etapa nacional. O estudante selecionado na etapa nacional representa o Brasil na etapa internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça. A previsão dos Correios é divulgar o vencedor nacional no final de abril. Na edição deste ano, o concurso teve inscrição de 5.151 cartas escritas por estudantes de até 15 anos de mais de 3 mil escolas públicas e particulares em todo o Brasil. (Agência Minas)

Por Via Comercial