sexta-feira , 24 novembro 2017
16 de Maio de 2013

Ferros e Santa Maria debatem educação em Conferência Intermunicipal

Com participação de pais, alunos, servidores e gestores da área da educação, foi aberta na tarde desta quarta-feira, 15 de maio, a Conferência Intermunicipal de Educação das cidades de Ferros e Santa Maria de Itabira. Trata-se da fase preparatória para as conferências estadual e nacional, previstas para 2014.

De acordo com os organizadores, o objetivo da reunião é debater formas de democratizar o acesso e o planejamento das ações voltadas para a educação, além de reforçar o debate sobre as metas e objetivos a serem atingidos.

Na abertura do evento, no Centro Cultural Roberto Drummond, houve apresentação de teatro, palestras da psicóloga do Senac, Camila Guimarães, sobre abuso e exploração sexual contra a criança e o adolescente, e do consultor em Educação Dirceu Moreira, de São Paulo. O psicólogo, pedagogo e escritor abordou a relação entre a escola e as famílias, seus valores e papeis.

O secretário Municipal de Educação de Ferros, Carlos Elísio de Oliveira, o Professor Carlinhos, apresentou a nova composição do Fórum Municipal de Educação de Ferros, grupo que dará prosseguimentos aos trabalhos até a realização das próximas conferências.

Carlinhos destaca o desafio de melhorar os índices municipais no Proalfa, instrumento governamental de avalição da qualidade da educação nos estados e municípios. “Nossos resultados são modestos, com avaliação de apenas 49,3% dos alunos considerados com aprendizado dentro do recomendável. Estamos longe do ideal. Nossa meta é ter pelo menos 77,4% com avaliação dentro do recomendável até 2016”, explica o secretário.

Outra importante realização do município foi a regulamentação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), em janeiro deste ano. “É um convênio com o governo do estado que deve contribuir muito para melhorar o nível do ensino nas 20 escolas que a Prefeitura mantém. São 771 alunos até 10 anos de idade cujas famílias confiam a educação ao município, o que aumenta muito nossa responsabilidade ”, complementa Professor Carlinhos.

A programação prossegue nesta quinta, 16 de maio, com palestras e outras atividades no Centro Cultural Roberto Drummond. Informações pelo (31) 3863-1929.

 

Investimento

Já estão à disposição da comunidade três dos cinco novos ônibus escolares adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, do Governo Federal. Os veículos já realizam o transporte de alunos em comunidades rurais de Ferros. Ainda neste mês de junho o município deve receber os outros dois ônibus escolares e mais três micro-ônibus, oriundos do mesmo programa.