sexta-feira , 24 novembro 2017
13 de Maio de 2013

Ferros se mobiliza contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Centenas de alunos da Rede Pública, funcionários públicos e membros da comunidade realizaram, na manhã desta segunda-feira, 13.05, uma manifestação para iniciar a programação da semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia 18 de maio foi instituído como data oficial pela Lei Federal 9.970/2000.

A passeata da campanha cujo slogan é “Faça Bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes” percorreu as ruas da cidade desde a Escola Estadual Professor Alcides Fernandes de Assunção (EEPAFA) até a Praça Monsenhor Alípio, no Centro. O evento é uma realização da Prefeitura por meio do Centro de Referência de Assistência Social, Programa Bolsa Família e Conselho Tutelar, com apoio da Polícia Militar, Apae, escolas públicas e da própria comunidade.

 

Violência

De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, em 2011, foram registradas 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos em todo o país. Os dados colocam em alerta a sociedade para o seu papel de protetora.

A campanha “Faça Bonito” atende ao Artigo 227 da Constituição Federal, que determina ser dever da família e da sociedade assegurar à criança e ao adolescente, entre outras coisas, o direito à dignidade, a salvo de toda forma de exploração, violência e crueldade.

O objetivo da ação é convocar todas as pessoas a participarem da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A flor foi o símbolo escolhido por ser associada aos desenhos da primeira infância e por representar a fragilidade da criança.

O prefeito Carlos Castilho Lage destaca a importância da campanha: “Esta mobilização é muito relevante por mostrar que é dever de todos zelar pelos direitos e pelo desenvolvimento pleno das nossas crianças”.

A programação continua durante a semana com atividades voltadas para a comunidade escolar. Informações pelo (31) 3863-1832. As denúncias de abuso ou exploração sexual da criança ou adolescente podem ser feitas discando 100 (Disque Direitos Humanos) e pelo e-mail: disquedenuncia@sdh.gov.br.

  

PROGRAMAÇÃO

13/05   

9h— Abertura da campanha com Passeata saindo da EEPAFA em direção a Praça Monsenhor Alípio

15h— Tarde recreativa e apresentação do Teatro de Fantoches “Papo de Criança” para as crianças da Educação Infantil

14/05

10h— Manhã Recreativa e apresentação do Teatro de Fantoches “Papo de Criança” para as crianças da Educação Infantil

13h — Blitz Educativa na Praça Monsenhor Alípio

15/05  

9h e 14h— Palestra sobre Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes

16/05

   9h e 13h— Blitz Educativa no Trevo de Ferros

17/05

9h e 15h— Apresentação da Peça Teatral “o Segredo” no Centro Cultural Roberto Drummond