Home / Itabira / Fórum Permanente Apresenta Diagnóstico

Fórum Permanente Apresenta Diagnóstico

logo ForumA Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Itabira, Acita, estrutura desde 2012 o Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentabilidade e Inovação de Itabira. Participam do Fórum cerca de 150 entidades da sociedade organizada do município. As reuniões do Grupo de Coordenação acontecem uma vez por semana, nas quais são discutidas propostas de desenvolvimento sustentável para Itabira e região. A ACITA posiciona-se como a entidade com capacidade de negociar com agentes de atuação regional e nacional e gerir a implantação de projetos. O objetivo do Fórum é propiciar um ambiente favorável à proposição, discussão, análise e implantação de medidas que venham a contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade de Itabira e região no curto, médio e longo prazos.  

Na segunda fase do Fórum, que começou em outubro de 2013, teve início a elaboração do Diagnóstico Municipal para o Desenvolvimento Sustentável, uma leitura da realidade local. O diagnóstico é uma ferramenta que possibilita a elaboração de estratégias e planos para superar problemas, aprimorar uma área específica, e principalmente, construir um projeto no município que esteja de acordo com o desejo da comunidade, obedecendo a prioridades de ações integradas e sustentáveis. Foram trabalhados os seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Defesa Social e Segurança Pública, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer.

Esse Diagnóstico Municipal será apresentado para as entidades organizadas de todos os segmentos públicos e privado em uma assembleia, que vai acontecer no auditório da Acita, na próxima segunda-feira, 31 de março, a partir das 19 horas.

 

É de extrema importância a participação da sociedade para conhecer os dados desse Diagnóstico, que foi realizado pela própria população. É o momento de refletir sobre potencialidades e demandas e organizar percursos em busca de objetivos.

 

 

 

 

About admin