sexta-feira , 24 novembro 2017
11 de Maio de 2013

Grilo participa do encerramento do curso de doma

O prefeito Olacir Aparecido Alvarenga Oliveira “Grilo” participou hoje do encerramento do primeiro curso de doma de cavalos, realizada na Fazenda do Tatita. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Santa Maria de Itabira em parceria com a Prefeitura Municipal. Na próxima semana começa o curso de equitação.

Especialista em comportamento equino do Senar, Herculano Dutra é o responsável por repassar o conhecimento de como domar cavalo e procedimentos de equitação, para os 12 participantes.

Ele explicou que o objetivo do curso de doma é levar conhecimento para que os peões consigam domar o cavalo com segurança, rápido e sem que para isso se use violência. São 45 horas-aula.

Para isso é preciso ter sensibilidade para perceber o tempo de doma de cada animal. A essência é adquirir a confiança do cavalo para que possa montá-lo de forma segura para o cavaleiro e sem trauma para o animal.

DSC09018Quanto ao curso de equitação, Herculano Dutra explicou que a base é montar de maneira correta e desenvolver no cavalo habilidades naturais que ele tenha e desta forma possa ser um bom cavalo de cela.

Os participantes do curso ficaram empolgados com o aprendizado. Tanto que não houve evasão. Além de agradecerem ao prefeito pela parceria que possibilitou o curso também pediram que seja oferecidos outros voltados para a profissão de peão.

Grilo prometeu que apoiará toda atividade que seja benéfica para a população.