sexta-feira , 22 setembro 2017
2 de maio de 2013

Itabira já conta com Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher

delegada_texA cidade de Itabira já conta com uma Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), funcionando temporariamente na sede da Delegacia de Trânsito, no Bairro Penha, desde o último dia 03 de abril.

A Delegacia compõe a estrutura da Polícia Civil, devendo realizar ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal. Entre as ações, cabe citar: registro de Boletim de Ocorrência e do termo de representação, solicitação ao juiz das medidas protetivas de urgência nos casos de violência domestica contra as mulheres.

A implantação da Delegacia no município foi anunciada pela Delegada Amanda Machado, responsável pelo Departamento, que fez uso da Tribuna, durante reunião da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (30).

Segundo a delegada, a Prefeitura já estaria analisando um espaço físico para o funcionamento da Delegacia. “Estamos provisoriamente em uma sala da Delegacia de Trânsito, mas nossas ocorrências estão sendo registradas na Delegacia Civil, do Bairro Campestre”, informou Amanda.

E o número da violência contra a mulher em Itabira cresceu nos últimos meses. Dados apresentados pela Delegada, segundo o instituto Data/Senado, mostram que no primeiro trimestre de 2013 foram registrados em Itabira 115 casos de estupro e lesão corporal, contra 87 registrados no mesmo período em 2012. “A polícia tem agido com eficiência nesses casos. Deitadas em casa, em cima de suas camas, às mulheres não conseguirão resolver esses problemas. Em casos de violência, elas devem procurar a Polícia Civil”, alertou a delegada.

Além do número 181 (disk denúncia), a delegacia atenderá às mulheres também através do telefone (31)3831-0585.

Fonte Via comercial

FOTO: Itafatos/ Dirsinho Ferreira