segunda-feira , 23 outubro 2017
13 de maio de 2013

Itaurb promove palestra sobre responsabilidade ambiental e reciclagem na Fazenda da Esperança

Nessa sexta-feira (10) a Empresa de Desenvolvimento de Itabira – (Itaurb) promoveu palestra sobre responsabilidade ambiental e reciclagem para aproximadamente trinta recuperandos da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Graças, localizada na Comunidade Rural do Barbosa. Esse é um dos trabalhos sociais que a empresa desenvolve na cidade abordando temas como o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade de cada cidadão por uma cidade mais limpa.

 A visita foi a convite do coordenador da Fazenda da Esperança, Edson André Ramos da Silva, que há quatro anos vem contribuindo para a recuperação daqueles que precisam de ajuda.

 Abordando o tema “Coleta Seletiva – Minimizando os Impactos Ambientais”, o educador ambiental, José Leomar de Brito, e o gerente de comunicação da empresa, Ageu Ebert Ferreira dos Santos, falaram da importância de se praticar a coleta seletiva mostrando inclusive a forma correta de disposição de alguns tipos de resíduos, além de levar até os recuperandos vários tipos de objetos que tiveram origem a partir de materiais reciclados, tais como torneiras, vassouras e camisetas feitas a partir de garrafa PET.

 De forma lúdica e participativa, Leomar de Brito fez um apanhado histórico sobre o surgimento do lixo na sociedade e o consumismo desenfreado que temos experimentado nos dias atuais, o que aumentou consideravelmente o volume de resíduos que são produzidos diariamente. Leomar falou também da importância de se praticar os 3R’s: REDUZIR o desperdício, REUTILIZAR e RECICLAR aquilo que pode ser reaproveitado. A todo o momento alguns dos recuperandos interagiam com o palestrante e contavam experiências vivenciadas por eles em assuntos ligados ao reaproveitamento de recicláveis. Foram pouco mais de 40 minutos de bate-papo, sempre com a participação ativa do público presente. A palestra contou também um pouco dos 27 anos de história da Itaurb e a trajetória que a fez virar referência em limpeza pública no país.

 Ao final, foram exibidos alguns vídeos que complementaram tudo aquilo que havia sido abordado pelo palestrante, uma maneira divertida de visualizar a importância de se ter consciência da nossa responsabilidade com o meio ambiental.

 

palestra-fazendaesperanca2 (1)Fazenda da Esperança

Em Itabira, a Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Graças está localizada na Comunidade Rural do Barbosa, s/n, Caixa Postal 63. Com capacidade para abrigar até 32 internos, o local proporciona aos recuperandos o desenvolvimento de diversas atividades como cultivo de horta, pomar, jardim, fabricação de sabonetes e saneamentos, artesanatos, criação de galinhas e porcos, plantio de coqueiros e bananas.