Home / Culinária / Japão “é um modelo global de dieta saudável”, afirma ONU
Japão “é um modelo global de dieta saudável”, afirma ONU

Japão “é um modelo global de dieta saudável”, afirma ONU

País tem uma cultura alimentar única que inclui vegetais, frutas e peixes

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, afirmou que o Japão “é um modelo global de dieta saudável”. Em viagem oficial a Tóquio, Graziano disse que o país asiático tem “o nível mais baixo de obesidade entre as nações desenvolvidas, menos de 4%”. As informações são da ONU News.

 Segundo o chefe da FAO, o Japão “tem uma cultura alimentar única e saudável que inclui vegetais, frutas e peixes”. Ele citou o Washoku, sistema de culinária japonês que envolve uma série de habilidades, conhecimentos e tradições relacionadas à preparação e ao consumo de comida e que foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
O Washoku é baseado no “respeito à natureza” e composto por ingredientes frescos e disponíveis na temporada e com baixo teor de gordura. José Graziano disse ainda que o Japão tem um “vasto conhecimento e experiência” nesta área para compartilhar com outros países. Essa interação é importante para promover atividades relacionadas a Década sobre Nutrição da ONU.

A iniciativa tem como objetivo lidar com dietas inadequadas, que têm uma ligação direta com doenças crônicas como diabetes, câncer e ataques do coração e derrames. O chefe da FAO declarou que o Japão ajuda países em desenvolvimento através da agência da ONU em questões de produção e consumo de alimentos e ainda no setor de agricultura.

Ele citou o Afeganistão e Mianmar, que receberam mais de US$ 100 milhões em ajuda para essas áreas. Durante sua visita, Graziano da Silva anunciou ainda os dois primeiros embaixadores da Boa Vontade da FAO japoneses, Hiroko Kuniya e Katsuhiro Nakamura.

Agência Brasil
Scroll To Top