sábado , 19 agosto 2017
9 de abril de 2013

Maracanã finaliza instalação da lona da cobertura e colocação das traves

Estádio já tem 95% das obras concluídas. Previsão de entrega é no dia 27 de abril. Abertura receberá duelo entre amigos de Ronaldo e Bebeto

cobertura_maracana_genilsonaraujo_gloNesta terça-feira, o consórcio responsável pelas obras do Maracanã instalou a última peça da lona da membrana da conbertura do estádio. Com isso, o anel foi totalmente fechado no palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. Além disso, as traves também estão sendo instaladas. Nos próximos dias, o gramado começará a ganhar a marcação para receber partidas de futebol.

A maior parte das membranas de lona colocadas já estão tensionadas, ou seja, não apresentam mais buracos entre elas. A nova cobertura do Maracanã terá 68,4 metros de comprimento, contra 30 metros da antiga. A promessa é que ela cubra 95% das 78.838 cadeiras. O teto vai pesar 3,6 mil toneladas e ainda sustentará 396 refletores e 78 alto-falantes.

A cobertura terá ainda 60 calhas para captar a água da chuva, que será drenada em um sistema de sucção a vácuo. Depois, seguirá para dois reservatórios subterrâneos com filtros para tratamento e posteriormente será direcionada para uso não potável nos banheiros.

O primeiro evento-teste no Maracanã está marcado para o próximo dia 27, com a presença apenas de operários e familiares nas arquibancadas para ver o jogo entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto.

Depois, o estádio carioca terá mais dois testes antes da Copa das Confederações: 8 de maio, ainda a definir, e 2 de junho (amistoso entre Brasil e Inglaterra). Segundo os últimos dados divulgados pela Emop, o Maracanã está com 95% da obra concluída.

O público terá mais alternativas de acesso e saída do estádio. Além das rampas monumentais, quatro novas entradas foram construídas em caracol nos quatro lados do estádio, além de 15 novos elevadores e seis escadas rolantes. Com capacidade para quase 79 mil pessoas sentadas, a arena poderá ser evacuada, em caso de emergência, em até oito minutos.

As rampas terão piso antiderrapante, o que permite segurança aos torcedores, inclusive a portadores de necessidades especiais. Até o momento, mais de 55 mil cadeiras já foram instaladas no estádio.

FONTE: Globoesporte.com