sexta-feira , 24 novembro 2017
16 de Maio de 2013

Mutirão contra Dengue é realizado no São Bento

          O plano de ações emergenciais para o enfrentamento da dengue continua sendo colocado em prática pela Prefeitura de Itabira.

          Entre as ações já desenvolvidas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está o Mutirão Contra a Dengue, que tem sido realizado no bairro São Bento durante a semana. A atividade conjunta tem como colaboradoras a Vale e as pastas de Esportes e Lazer (SMEL), Desenvolvimento Urbano (SMDU) e Obras (SMO), bem como o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Itaurb.

         O mutirão foi idealizado devido aos dados dos últimos Levantamentos de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), feitos na cidade, apontarem o bairro São Bento como um dos que mais possuíam focos criadouros do mosquito transmissor da dengue. O Liraa apontou também que, em Itabira, 80% dos focos de reprodução do mosquito estão nas residências.

         De acordo com o Chefe de Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Roberto Quintão “a partir da proposta do governo em trabalhar incansavelmente a conscientização da comunidade de seu decisivo papel na luta contra a Dengue e acatando também à solicitação dos próprios moradores do bairro, organizamos esta intervenção”.

       Os agentes de combate às endemias (ACEs)  tem intensificado a rotina de visita aos domicílios para identificação e eliminação de eventuais focos do mosquito da dengue. Roberto Quintão enumerou outras ações do mutirão. “A Itaurb já tem aumentado a quantidade de podas a e frequência da varrição, coleta de lixo e dos entulhos na região. Além disso, a SMO disponibilizou maquinário para a remoção dos entulhos; a SMDU providenciou tintas para revitalização da quadra do bairro, que será pintada pelos próprios moradores e a SMEL fará, no dia 18 de maio, rua de lazer com conteúdo educativo voltado para as crianças” disse.

        Ele afirmou ainda que também no dia 18 de maio, dentro da programação do mutirão, os funcionários da Vale apresentarão atividades que remetem ao Programa Atitude Ambiental à comunidade do bairro. “Somos todos parceiros no intuito de colaborar na campanha de conscientização da população e luta contra a doença”, reiterou.

Outros Bairros

    Mosquito-da-Dengue-Fotos-PRINCIPAL   Ainda de acordo com informações da SMS, outros mutirões de combate à dengue serão realizados nos diversos bairros do município.

      Já estão sendo discutidas possíveis datas e outras áreas para novas intervenções. Roberto Quintão adiantou que as equipes da SMS planejam  uma atividade no bairro Juca Rosa, local em que moradores já solicitaram o mutirão.

       O Aedes aegypti tem sua reprodução favorecida em qualquer recipiente que possa armazenar água, ainda que em mínima quantidade, tanto em áreas ensolaradas quanto sombrias. Dessa forma, a intensificação das  medidas de combate à sua proliferação (e o consequente controle da dengue) exige participação e mobilização de toda comunidade.