sexta-feira , 22 setembro 2017
6 de maio de 2013

Neymar: 67,8% dos internautas apoiam ida à Europa. Barça é favorito

Desse percentual, 26,55% defendem o Barcelona, 10,45% o Real Madrid, Chelsea, PSG e Milan receberam menos de 5% dos votos cada um.

Com exibições fantásticas ou medianas; com vaias ou apoio da torcida. Não importa. Neymar continua notícia na imprensa internacional. Na manhã deste domingo, o jornal espanhol “Mundo Deportivo” estampou, mais uma vez, Neymar como destaque. De acordo com o jornal, o Barcelona vai oferecer R$ 260 milhões para contratar o atacante do Peixe. A intenção é contar com o jogador já no segundo semestre.

Onde os brasileiros gostariam de ver Neymar jogando?

Faz tempo que o assunto está em pauta. Neymar deve ou não ir para o futebol europeu? O próprio atleta já garantiu que decisão será tomada por ele junto com seus familiares. Mas como a pressão permanece, uma enquete realizada pelo ‘Redação SporTV’ revelou que 67,8% dos internautas gostariam que o craque saísse do Brasil; já 32,2% acham que ele deve permanecer no Peixe. Dos que votaram para sair, 26,55% acham que o destino ideal deveria ser o Barcelona. Posição defendida também pelos jornalistas Sidney Garambone, da TV Globo, Fábio Seixas, da ‘Folha de S. Paulo”, o comentarista do SporTV André Loffredo, e o jornalista italiano Dani Monti.

Ainda pela enquete, 13,84% indicaram que Neymar deveria ir para o Bayern de Munique, que será comandado na próxima temporada pelo ex-técnico do Barcelona, Pep Guardiola. O poderoso Real Madrid, onde poderia encontrar Kaká, recebeu 10,45% dos votos. O Chelsea, dos companheiros de Seleção Brasileira David Luiz e Ramires, e o Paris Saint-Germain, de Lucas, receberam cada um 4,24% dos votos. Dos que não defendem a ida de Neymar, 32,2% disseram que ele deve permanecer no Santos e 3,67% não defenderam nenhum dos clubes acima.

Europa é o caminho para desenvolver a tática

– Eu vejo aspectos muito importantes. Se querem um jogador de ponta, de nível intermacional, é bom que o Neymar vá lá fora jogar. Se ele for, pelo estilo de jogo dele, tem que ser um time espanhol porque na Espanha não tem a marcação que tem na Alemanha e na Itália, não tem a força física exigida na Inglaterra, e tem um pouco mais de espaço para tocar a bola. Acho que ele se encaixaria bem lá. Outro aspecto é o desenvolvimento da carreira do jogador. Éclaro que todo jogador, para aprimorar seu futebol, tem que ir para Europa porque é um futebol mais competitivo, porque a tática é bem diferente, no Brasil ela é mais solta. Se um jogador quer ser ‘top’ na carreira, se tornar o melhor do mundo, tem que ir para lá –  disse o italiano Dani Monti.

Força física na Inglaterra, dinâmica na Espanha…cada escola ao seu estilo

Sidney Garambone defende três escolas diferentes e destaca que em cada uma delas o craque teria algo novo para desenvolver em seu futebol.

Acho que se o Neymar fosse para a Espanha seria um degrau a mais por causa do tipo de drible que ele faz. O tipo de dinâmica dele seria facilitado pelo futebol espanhol. Isso é bom e ruim, pois lá ele enfrentaria times fracos, que ele faria a festa no Espanhol. Já na Liga dos Campeões ele teria um outro tipo de dificuldade. Mas se quisesse desenvolver o drible mais curto, porque o drible dele é mais longo, seria a Inglaterra, mas ele poderia ficar mais travado. Na Itália, Neymar aprenderia a fugir das ‘botinadas’ de zagueiros.

Brasileiros se destacam no Barcelona

O jornalista Fábio Seixas, da “Folha de S. Paulo’, acredita que seria importante para Neymar ir para um clube como o Barcelona, no qual outros brasileiros se destacaram, como Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Evaristo de Macedo e Romário.

– Pergunta díficil, pois talvez a gente esteja assistindo uma mudança de eixo no futebol. Mas baseado no que vimos nos últimos anos, acho que seria um sonho ver o Neymar no Barcelona. Pelo que o Barcelona joga, pela proposta do clube, pelo que o Barcelona já teve de jogadores brasileiros se destacando. Para mim isso é um argumento contra aqueles que acham que o Neymar deve permanecer no Brasil porque aqui podemos assistí-lo. A gente assiste ao futebol europeu. Vamos continuar vendo o Neymar, mas em um palco que que seria o mais adequado para ele hoje. Teria sido um erro ele ir embora aos 17 anos, mas acho que ele já cumpriu o que ele tinha que fazer aqui. Seria legal vê-lo lá fora.

Alemanha e Inglaterra são mais competitivas, mas a Espanha é de melhor adaptação

– O Barcelona, apesar de não estar vivendo o seu melhor momento, tem uma maneira de jogar futebol que o Neymar pode se adaptar muito bem, fazendo que suas capacidades técnicas evoluam. Seja onde for, o fato de jogar no futebol europeu vai fazer com que ele atue com os melhores e contra os melhores. O futebol alemão e o inglês possuem campeonatos nacionais mais competitivos, mas ele teria mais difuldade de se adaptar ao jogo e ao país – finalizou o comentarista do SporTV André Loffredo.

neymar barcelonaFonte: SporTV

Fotos: Marcos Ribolli/Globoesporte.com