Home / Destaque / Nosso cérebro está diminuindo cada vez mais: cientistas respondem se é bom ou ruim

Nosso cérebro está diminuindo cada vez mais: cientistas respondem se é bom ou ruim

O cérebro humano está encolhendo. A afirmação, comprovada pela ciência, pode até parecer alarmante, mas trata-se apenas de uma das provas de que ainda estamos em processo constante de evolução.

Estimativas apontam que, nos últimos 30 mil anos, o cérebro dos seres humanos começou a diminuir de tamanho. Ainda não se sabe exatamente o os motivos da redução do órgão, mas algumas hipóteses já foram elaboradas por pesquisadores.

Diminuição do cérebro humano é sinal positivo

cerebro ondas sonoras musica cancao 08.17 400x800

Uma das teorias afirma que nosso cérebro está ficando menor porque, em uma sociedade mais segura e moderna, a mente não precisaria trabalhar tanto. Não há mais a necessidade, por exemplo, de pensar como criar fogo, fugir de predadores ou lascar pedras para obter utensílios, certo?

Ou seja, a diminuição do cérebro humano seria então resultado de uma “melhora” da espécie, com o órgão mais compacto e eficiente para se organizar e trabalhar com mais rapidez.

Uma outra hipótese é a de que, evolutivamente, cérebros menores significam menos agressividade e melhor convivência social. Em outras palavras, a redução do órgão seria capaz de favorecer relações mais pacíficas.

Vix

Scroll To Top