Home / Colunistas / O efeito da Inflação no rendimento da Poupança

O efeito da Inflação no rendimento da Poupança

download (13)Abordamos no artigo anterior a inflação, seu conceito e efeitos para a população. Agora, veremos o que ela pode causar com a rentabilidade de seus investimentos. O brasileiro costuma usar pouco o hábito de poupar e investir, sabendo que muitos têm dificuldades em saber relacionar estes dois. De forma simples, poupar é quando você passa a direcionar melhor seus gastos. Temos como o exemplo, em sua casa, você e sua família decidem reduzir o gasto com a energia elétrica, e decidem tomar banhos mais curtos, trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mais econômicas.

Com isto, vocês estarão poupando, porém decidem empregar os recursos que economizaram na poupança, pensando no prazo de um ano adquirir algum bem. A partir do momento que este dinheiro é colocado na poupança, mesmo que o retorno dela seja baixo, vocês estão investindo aquela reserva financeira. Algumas pessoas não costumam dizer que a poupança é investimento, devido o fato de o retorno ser muito baixo. O seu rendimento é de acordo com a TR(Taxa Referencial) mais 0,50%. Hoje o retorno da poupança anual, é em média em torno de 6,72%.

Nos últimos 12 meses, a poupança rendeu 6,72%, enquanto a inflação foi de 8,89%, uma perda real de  -2,17% para o poupador.

Ou seja, 6,72%-8,89% = -2,17%.

Descontando a inflação, a poupança está negativa. Seu dinheiro acabou não tendo o retorno que superasse a inflação, se o resultado fosse positivo você teria um ganho real. Muitos falam que não há risco em investir em poupança, mas o fato como esse mostra que mesmo que não se perceba há um risco sim, outro que pode ocorrer, mas não muito provável, é a quebra do banco que o poupador tem conta.

Para quem espera rendimentos superiores ao da poupança, existem outros produtos no mercado financeiro que podem superar  a alta da inflação;  títulos atrelados a índices como IPCA e IGPM, por exemplo, bem como a renda variável, Bolsa de Valores, entraremos em detalhes mais adiante.

 

Sirlei Ramos Veríssimo

Foto Google 

Agente Autônomo de Investimentos-Certificado ANCORD

Profissional de Operações Bm&FBovespa- Certificado BM&FBOVESPA

POR ITAFATOS

 

Scroll To Top