Home / Cotidiano / Por que aparecem joanetes em nossos pés?

Por que aparecem joanetes em nossos pés?

por Jaqueline Rodrigues

O joanete, ou Hallux Valgus, é o posicionamento deslocado do dedão do pé que se afasta do eixo central do corpo. A principal característica é a deformação óssea na articulação do primeiro metatarso, osso longo que liga os dedos ao peito do pé. O joanete ocorre quando o dedão (ou hálux) sofre um desvio lateral na direção do segundo dedo.

Com o aparecimento do joanete não significa que houve o crescimento de uma nova estrutura óssea, mas sim um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos dos pés. Caso haja a evolução do quadro, o dedão pode acabar empurrando, se sobrepondo ou até se colocando por baixo dos outros dedos.

A consequência é uma distribuição desequilibrada e comprometida do peso nos pés, o que pode prejudicar várias articulações do corpo. Além da dor, o paciente com joanete acaba mudando a forma de andar e pisar, ocasionando problemas posturais. Para aliviar e retardar os sintomas, recomenda-se o uso de palmilhas

Causas do joanete

O joanete é uma deformidade óssea mais prevalente nos pés dos adultos, e que afeta mais as mulheres do que os homens. Em alguns casos, o problema é congênito, ou seja, a criança já nasce com o desvio lateral do dedo. Mas também existem outros fatores externos que podem estimular o seu deslocamento. Conheça alguns deles, segundo informações do site do Dr. Drauzio Varella:

– Sapatos de salto alto, bico fino ou muito apertados: o salto alto projeta o pé para frente, o que prejudica a distribuição do peso corporal. No caso de um bico muito fino também há a compressão dos dedos, principalmente do dedão e do dedinho. E, quando o calçado é muito justo, também pode facilitar o aparecimento dos joanetes.

– Hereditariedade: pesquisas mostram que por volta de 60% das pessoas com joanetes têm história familiar da doença;

– Doenças reumáticas pré-existentes, como artrite reumatoide, gota, lúpus;

– Enfermidades neurológicas (AVC, paralisia cerebral, trauma medular);

– Anatomia óssea anormal dos pés, fragilidade de ligamentos e tendões, pé chato, dedão do pé maior do que o segundo dedo.

Fonte: Bolsa de Mulher 

Por Itafatos

Scroll To Top