segunda-feira , 23 outubro 2017
22 de abril de 2013

Prefeitura de Itabira dá passo importante para revitalização do Parque da Água Santa

Obra do Parque da Água Santa faz parte do canteiro de obras que foi apresentado à imprensa pelo prefeito Damon de Sena

prefeito Damon Lázaro de Sena (PV), assina nesta segunda-feira, dia 22 de abril, no Parque da Água Santa, mais um compromisso importante assumido durante a campanha. Preocupado com a preservação do patrimônio histórico do município, a obra de revitalização do Parque Ecológico da Água Santa, é uma antiga reivindicação da população. “Essa obra é uma das prioridades de minha administração. A obra vinha há muito sendo pleiteada pelo município, principalmente pelos moradores dos bairros do entorno do parque e o lançamento da Pedra Fundamental é uma demonstração de respeito com o nosso patrimônio”, ressaltou o prefeito.

Licitação

Após a realização da licitação já ocorrida, segundo o prefeito Damon de Sena, deverá acontecer brevemente, a parceria entre a Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) e uma empresa contratada para que seja feita a revitalização do Parque da Água Santa, localizado na região central de Itabira, implementando inicialmente o Receptivo 1 (revitalização do vagão e posteriormente será feito o investimento no Receptivo 2, com o auditório e demais obras complementares e necessárias para o funcionamento administrativo do Parque, que está localizado mais precisamente ao lado da Estação Rodoviária Genaro Mafra.


Recuperação do Parque 

Na semana passada foi feita uma limpeza ampla no parque pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano , preparando-o para receber a comitiva do prefeito com vistas à solenidade. Mas para a recuperação definitiva do empreendimento serão necessários outros investimentos a curto e médio prazo: reparação do poste com devidas iluminarias e energia, ponto de internet para facilitar o acesso dos internautas, sanitários, bebedouros, acesso para os portadores de deficiência, portão de serviços, vigilância integral, melhor adequação da guarita criando no parque uma guarda com troca de policiais que poderão atender tanto a rodoviária quanto ao parque, implantação de uma fonte luminosa e um chafariz, revitalização do poço da Água Santa, entre outras obras que o parque ainda carece.


Cartão postal

As associações dos bairros Pará, AMACENTRO e Chacrinha têm desde novembro passado, tem se reunido num trabalho conjunto com o objetivo de oferecer lazer e entretenimento à população. Um domino no mês, elas promovem sobre a coordenação da AMAPARA, o Domingo no Parque. A iniciativa tem despertado a atenção da população que tem apoiado o trabalho das três entidades. “Enquanto presidente da Associação dos Moradores do Bairro Pará, tanto a AMAPARA quanto as outras duas associações AMACENTRO e Chacrinha (Moinho Velho e Alto Boa Vista), a nossa expectativa é que o prefeito Damon de Sena priorize o parque, nos investimentos que serão feitos no município, em seu mandato”, disse o presidente da AMAPARA, José Norberto.

O futuro

O presidente da AMAPARA  reforçou também seu pedido ao prefeito solicitando-lhe que a obra de recuperação do parque comece o mais rápido possível, devolvendo, dessa forma ao município, um antigo sonho de ver o Parque Ecológico da Água Santa e, em especial, o Poço da Água Santa, sendo visitado pela população e visitantes de outras localidades, sem quaisquer ressalvas. “Que o Parque seja disponibilizado ao público integramente, oferecendo de forma plena essa área de lazer e entretenimento preciosa, onde todos os dias ela possa desfrutar desse patrimônio histórico, imortalizado pelo poeta Carlos Drummond de Andrade”, finalizou José Norberto317313_245044418968545_1048554157_n.

*Produtor Cultural – Jornalista

Por José Norberto de Jesus