Home / Cultura / Prefeitura inicia atividades da Quinzena de Luta e Combate ao Racismo

Prefeitura inicia atividades da Quinzena de Luta e Combate ao Racismo

Entrega do livro QuilombolasA abertura oficial da Quinzena de Luta e Combate ao Racismo promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Subsecretaria Municipal de Governo/ Diretoria Para Promoção da Igualdade Racial, aconteceu na tarde dessa sexta-feira (13). O evento foi realizado no auditório da Prefeitura com a presença de secretários municipais, servidores e moradores das comunidades negras e quilombolas.

Em parceria com o Conselho Municipal para Promoção da Igualdade Racial, a Quinzena tem como objetivos resgatar valores, preservar memórias e analisar a situação dos negros no país. A programação conta com rodas de conversa, palestra, exibição de filmes e uma plenária da União de Negros pela Igualdade (Unegro). O encerramento acontece no dia 29 de maio, no Centro Comunitário do Morro Santo Antônio, com uma homenagem aos morrenses ausentes e missa conga.

A abertura foi abrilhantada por Toninho Aribati que recitou o poema “Negro porque te quero Negro” e pela apresentação do grupo Folia de Santos Reis. Na ocasião, o prefeito Damon Lázaro de Sena também presenteou o Conselho Municipal para Promoção da Igualdade Racial, a Diretoria do Patrimônio Histórico e a Diretoria para a Promoção da Igualdade Racial com o livro “Quilombolas: somos todos parte dessa história”.

O diretor da Diretoria para a Promoção da Igualdade Racial, José Noberto de Jesus, lembrou que na data de hoje comemora-se 128 anos da abolição da escravatura, no entanto, ainda há muito por conquistar. “Quando assinaram a abolição, esqueceram de munir o negro com os preceitos mínimos que garantissem dignidade, trabalho e respeito. Apesar de tudo, o negro, mesmo diante dos momentos de sofrimento da escravidão, sempre manteve o sorriso e a vontade de viver. Espero que essa quinzena de discussão contribua para fazermos a diferença e conquistarmos novos direitos. Agradeço a Prefeitura pelo apoio”.

O prefeito Damon Lázaro de Sena disse que a Administração Municipal sempre buscou o diálogo para a construção da unidade da luta de combate ao racismo. “A Prefeitura tem promovido diversas ações em prol do desenvolvimento das comunidades negras e quilombolas. Devemos agradecer pela história que o negro ajudou a construir neste país. Somos uma mistura e não podemos deixar de enfrentar os desafios, para garantir um futuro promissor para todos. Essa luta para a igualdade é eterna e temos que plantar nas gerações futuras esse entendimento que devemos respeitar uns aos outros”.

Fonte: PMI

Por Itafatos

 

 

 

 

 

 

Scroll To Top