Home / Cotidiano / Alimentos bons contra anemia

Alimentos bons contra anemia

alimentos-anemia-carne.jpgTHINKSTOCK

A anemia é uma doença causada pela reduzida concentração de hemoglobina no sangue e que ocorre, principalmente, devido à perda excessiva de sangue, diminuição na produção de glóbulos vermelhos, dietas deficientes em ferro ou anormalidades no trato gastrointestinal superior, lugar onde a maior parte do ferro ingerido é absorvido.

Leia também:
Dicas e dietas para anemia
A
limentos que combatem a anemia
B
enefícios da ameixa seca

Uma dieta que preze por alimentos ricos em ferro é essencial para combater a anemia. O ferro heme, que é obtido a partir de alimentos de origem animal, e o ferro não heme, obtido a partir de alimentos de origem vegetal, são as duas formas do nutriente na dieta e são melhor absorvidos quando combinados com a alimentos ricos em vitamina C.

A recomendação diária de ferro em adultos é de 8 mg para homens e 18 mg para mulheres.

Alimentos contra a anemia

Carne vermelha

carne vermelha, especialmente o fígado, é abundante em ferro. Por exemplo: 100 gramas de fígado bovino contêm 6,1 mg de ferro.

Uma boa substituta do bife de fígado é a sua carne moída, que contém 3,2 mg de ferro por porção de 100 gramas. A carne vermelha ainda contém o ferro heme, que é mais bem absorvido pelo organismo.

Frango

A carne de frango ajuda o organismo a absorver o ferro contido em alimentos de origem vegetal, portanto, ela é considerada um potenciador de ferro, apesar de não conter uma grande quantidade deste mineral.

Cada 100 gr de peito de frango fornece 2% da necessidade diária de ferro de uma mulher adulta. Já na coxa a quantidade é ainda maior: fornece 10% da necessidade diária.

alimento-anemia-frango.jpgTHINKSTOCK

Ovos

Um ovo grande contém cerca de 1 mg de ferro, além de muitas outras vitaminas e minerais.

Peixes e frutos do mar

Peixes, ostras, mexilhões e camarões devem ser incluídos na dieta, pois contêm quantidades significativas de ferro.

Manteiga de amendoim

A manteiga é uma boa fonte de ferro uma vez que apenas duas colheres de sopa de carregam 0,6 mg de ferro. Aliar o consumo à ingestão de suco de laranja, rico em vitamina C, aumenta a absorção do mineral.

alimento-anemia-amendoim.jpgTHINKSTOCK

Vegetais de folhas verdes

Vegetais de folhas verdes são ricas fontes de ferro. Meia xícara de espinafre cozido contém 3,2 mg de ferro, que equivale a 20% do valor exigido diariamente.

Pão integral

O farelo do grão do pão integral é uma boa fonte de ferro não heme. Uma fatia de pão integral contém 0,9 mg de ferro e supri cerca de 6% da necessidade diária.

Fonte: Outra Medicina.com

 

Scroll To Top