Home / Cotidiano / Alimentos bons para fígado

Alimentos bons para fígado

alimentos-f%C3%ADgado-capa.jpgTHINKSTOCK

O maior órgão interno é também um dos mais importantes. O fígado metaboliza tudo o que entra no  corpo, então, mantê-lo sadio é muito importante para a saúde geral do organismo.

Leia também:
Alimentos que limpam o fígado
R
emédios naturais para o fígado
T
ratamento para cirrose

Para manter a saúde do fígado, o importante é consumir alimentos que são cultivados organicamente. O fígado é um órgão filtra os produtos químicos ingeridos e, portanto, ingerir alimentos cultivados organicamente reduz a exposição a produtos químicos agrícolas. Evitar o consumo de álcool e alimentos processados ou gordurosos também garantem o bom funcionamento do orgão.

Muitos alimentos podem ajudar a limpar o fígado naturalmente, estimulando a sua capacidade natural de eliminar resíduos tóxicos do corpo. Conheça quais são os alimentos bons para o fígado e preze pelo cardápio saudável.

Alimentos bons para o fígado

Alho

Pequenas quantidades do tempero têm a capacidade de ativar enzimas hepáticas que ajudam o organismo a eliminar toxinas. O alho também contém grandes quantidades de alicina e selênio, compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.

Toranja

Rica em vitamina C e em antioxidantes, a toranja aumenta os processos naturais de limpeza do fígado. O consumo de um copo de suco já estimula a produção de enzimas que eliminam as substâncias cancerígenas.

alimentos-figado-toranja.jpgTHINKSTOCK

Beterraba e cenoura

Ambos os alimentos são extremamente ricos em flavonoides e betacaroteno, substâncias que ajudam a estimular e melhorar a função geral do fígado.

Chá Verde

A bebida é rica em catequina, composto conhecido por ajudar na função hepática. Os benefícios do chá verde não estão relacionado apenas ao emagrecimento. A erva é também uma maneira de melhorar a saúde em geral. Saiba mais sobre os benefícios do chá verde.

Vegetais de folhas verdes

Consideradas um dos mais poderosos aliados na limpeza do fígado, as folhas verdes podem ser comidas cruas, cozidas ou em sucos verdes. As substâncias contidas nas folhas estimulam o orgão a eliminar​​ produtos químicos e pesticidas ingeridos através da alimentação.

Abacate

A fruta estimula o corpo a produzir a glutationa, composto essencial na purificação do fígado, processo que elimina as toxinas prejudiciais ao organismo.

Maçã

Rica em pectina, a maçã ajuda o corpo a eliminar toxinas a partir do sistema digestivo.

Limão

Entre os benefícios do limão está a ação antioxidante. Beber suco de limão na parte da manhã, recém-espremido, estimula o perfeito funcionamento do fígado.

alimentos-f%C3%ADgado-limao.jpgTHINKSTOCK

Azeite de oliva

Prensado a frio, os óleos orgânicos, como o azeite, o cânhamo e o óleo de linhaça são ótimos para o fígado. Suas substâncias fornecem gorduras boas que ajudam o organismo a eliminar toxinas.

Cúrcuma

Tempero favorito do fígado, a cúrcuma aumenta a desintoxicação do orgão.

Fonte: Outra Medicina

Scroll To Top