Home / Política / Câmara promove o Novembro Azul

Câmara promove o Novembro Azul

1341680856camara_itabira525x252De autoria da vereadora Marcela Cristina Lopes (PR), o projeto 95/2013 que institui o mês Novembro Azul, dedicado às ações preventivas ao câncer de próstata foi aprovado na reunião ordinária desta semana.

O projeto prevê que a Câmara abrace a Campanha Novembro Azul, com eventos e informativos para conscientizar a população masculina da importância do exame da próstata. Segundo a autora do projeto, há ainda muito preconceito por parte dos homens quando se fala no “exame do toque” e que a incidência da doença é grande na população acima de 45 anos. “Os homens ainda têm preconceitos bobos em relação ao exame e por isso a campanha, a exemplo do outubro rosa, quer alertar que a doença pode ser evitada se descoberta no inicio”, explicou a vereadora.

Algumas ações já tiveram inicio durante a reunião, como a entrega do laço azul, que representa a campanha, ao presidente da Câmara, Rodrigo Assis Diguerê (PV). O próprio presidente informou que a Câmara vai promover ações para lembrar a causa. “Vamos iluminar o prédio com a luz azul para que a população visualize e possa procurar informações a respeito. Também vamos abrir o plenário para palestra de informação no fim do mês”, informou Diguerê.

 Outro projeto da vereadora, de número 96/2013, que institui o dia municipal de prevenção ao câncer de próstata, a ser comemorado todo dia 17 de novembro, foi retirado da pauta por solicitação da autora. Ela informou que vai analisar a data novamente.

 

 

Scroll To Top