Home / Cotidiano / Documentos raros sobre Drummond Acervo adquirido pela FCCDA é disponibilizado à comunidade itabirana

Documentos raros sobre Drummond Acervo adquirido pela FCCDA é disponibilizado à comunidade itabirana

 

3 - Entrega do livroNo dia em que o poeta Carlos Drummond de Andrade completaria 111 anos, cartas escritas por ele (geralmente endereçadas à mãe) foram entregues oficialmente à comunidade itabirana na noite de quinta-feira (31). O acervo conta também com fotografias e documentos que pertenciam à família Andrade, bem como a edição autografada do livro “Alguma Poesia”. A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com o apoio da Prefeitura de Itabira, investiu R$ 21 mil na aquisição dos documentos e R$ 20 mil na aquisição do exemplar do livro.

1 - Rodrigo Assis, Damon de Sena, Marconi Drummond e Antônio AlvimA solenidade fez parte do encerramento da 12ª Semana Drummondiana e teve a presença do prefeito Damon Lázaro de Sena, do superintendente da FCCDA Marconi Drummond Lage, do presidente da Câmara Municipal Rodrigo Alexandre Assis Silva e do representante da família Alvim (que era guardiã do livro), Antônio Alvim.

2 - Entrega dos documentosO superintendente da FCCDA falou sobre o raro exemplar do livro e os 212 documentos adquiridos. “Um pouco do legado do poeta fica na cidade. Todos somos guardiões desse precioso acervo”, afirmou. “Devemos desculpas a Drummond pela visão errônea de que não honrava sua cidade. Ele sempre foi um observador atento e pedia notícias à mãe sobre Itabira”, acrescentou Marconi.

Damon de Sena destacou: “Drummond tinha uma visão muito além do tempo em que vivia. Ele enxergava longe e por isso foi mal interpretado. Com o passar do tempo, vamos entendendo sua magnitude. Nesses documentos estão expressos valores que a sociedade tem perdido”.

5 - Parte dos documentos expostos na galeria da FCCDAEm seguida, houve a entrega simbólica dos documentos e do exemplar do livro. A noite prosseguiu com o bate-papo “Cometando Druumond”, que teve a participação dos escritores e editores do jornal “O Cometa Itabirano” Marcelo Procópio, Paulo Assuero Sampaio e Eugênio Quintão (Genin).

 

Scroll To Top