Home / Destaque / Encontro no Sindicato Metabase reúne principais sindicatos do Brasil

Encontro no Sindicato Metabase reúne principais sindicatos do Brasil

                  O Sindicato Metabase de Itabira e Região realizou o Encontro Nacional dos Sindicatos Representantes dos Trabalhadores do Setores Extrativo e Ferroviário da Vale. Presidentes e diretores de sindicatos formaram mesa de discussão e expuseram todo o descontentamento da classe com as imposições da Reforma Trabalhista e os impactos que os trabalhadores estão sentindo. A situação dos trabalhadores da Anglo American, empresa responsável pelo desastre ambiental em Santo Antonio do Grama, foi lembrada pelo Presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, Paulo Soares na abertura do evento: “São 1.600 trabalhadores que correm o risco de demissão, sem contar os empregados terceirizados pela empresa que também é uma preocupação social do Sindicato. O Sindicato Metabase de Itabira está, desde o dia 10, em Conceição do Mato Dentro com panfletagens e assembleias, para conscientizar os trabalhadores da atual situação e demonstrar o nosso apoio a eles.”

                    Sebastião Alves “Tião”, presidente do Sindicato Metabase de Belo Horizonte/MG, ressaltou a necessidade da união dos sindicatos e disse que esse encontro “vem para provar o fortalecimento ainda maior dos sindicatos, todos em prol de uma única causa: o trabalhador que representamos, e porque não, os de outras classes trabalhistas”. Raimundo Nonato “Macarrão”, presidente do Sindicado Metabase de Carajás/PA lembrou que “o movimento sindical está ganhando força, se fortalecendo cada vez mais e por isso é necessário sempre rediscutir todos os direitos dos trabalhadores, sem exceção.”

                  Empolgado, o presidente do Sindimina/RJ, Iran da Cunha Santos disse que esses encontros servem para manter as conquistas dos trabalhadores: “Exemplo é o vale-alimentação de 60 reais, que no Rio de Janeiro era apelidado de vale-coxinha, e hoje é 715 reais. Manter essas conquistas dependem de união e esse Encontro prova isso”. João Batista, presidente do Sindicato dos Ferroviários de Vitória/ES foi enfático: “Amamos quem representamos, por isso estamos aqui, reunidos, unidos em um só ideal, em uma só meta. O trabalhador sabe que pode contar com a gente. Queremos mostrar a todos, que estes sindicatos estão aqui pelo trabalhador”.

                 O apoio dos presidentes à atual diretoria do Sindicato Metabase de Itabira ficou evidente no Encontro. Foi reconhecida a importância e qualidade do trabalho liderado por Paulo Soares e sua equipe. Paulo Soares Visivelmente emocionado, agradeceu aos diretores, associados e funcionários por estarem ao seu lado em todos os momentos. Salientou que agora é agendar as próximas reuniões para a finalização do Manifesto ao Brasil, nome provisório do documento que será amplamente divulgado. O documento constará o que foi discutido neste Encontro e a posição dos Sindicatos frente à atual situação. Ao final, os Presidentes dos Sindicatos visitaram os pontos turísticos de Itabira, portaria das Minas e almoçaram acompanhados pelo presidente e diretores do Sindicato Metabase de Itabira e Região.

Scroll To Top