Home / Destaque / Já ouviu falar em BITCOIN?!?! Você sabe o que são Criptomoedas?

Já ouviu falar em BITCOIN?!?! Você sabe o que são Criptomoedas?

Respondendo a vários questionamentos, fizemos essa matéria para esclarecer o que são e qual nossa opinião sobre as criptomoedas.

Essencialmente, criptomoeda, moeda virtual e moeda digital são termos com o mesmo significado. O primeiro refere-se à criptografia, enquanto as expressões “digital” e “virtual” remetem ao caráter intangível e abstrato do dinheiro online.

A criptomoeda é um código virtual que pode ser convertido em valores reais. Da mesma forma que a moeda física possui números de série, marca d´água e outros dispositivos de segurança, a criptomoeda, utiliza criptografia, ou seja, códigos difíceis de quebrar, para garantir segurança às transações.

A inovação tecnológica por trás da criptomoeda é conhecida como blockchain ou “corrente de blocos”. O Blockchain pode ser entendido como o conjunto de parâmetros binários que fazem a moeda funcionar corretamente, garantindo, dentre outras coisas, que uma moeda não seja usada mais de uma vez e que transações anteriores não sejam alteradas sem comprometer toda a cadeia.

A moeda virtual mais conhecida no mundo é o Bitcoin. Assim como as demais, ela pode ser utilizada para compra de produtos e serviços via internet, já sendo aceita por grandes empresas conhecidas no mercado global.

A aquisição de Bitcoins, Litecoins, Etherium, ou outra criptomoeda, se dá via internet. No mercado brasileiro das criptomoedas, há opções como o Mercado Bitcoin e a Braziliex. Além disso, você também pode investir em Bitcoins como se investe em ações, visto que seu valor é negociado em bolsa de valores.

Nossa Opinião

Tendo em vista que a negociação com criptomoedas se caracterizada pela ausência de um sistema monetário regulamentado e da submissão a uma autoridade financeira (por exemplo, o Banco Central do Brasil), o valor dessas moedas podem sofrer drásticas oscilações de preço repentinamente, pois não há um órgão confiável que a regulamente. Além disso, eventuais prejuízos para quem possui Btcoins, por exemplo, terão de ser reclamados em instâncias internacionais.

Não discordamos do fato de que as moedas virtuais vieram para revolucionar a forma como lidamos com o dinheiro, no entanto, acreditamos que, AINDA, não é uma boa opção investir em criptomoedas, visto que existem diversos outros ativos muito mais atrativos e seguros em todas as bolsas de valores do mundo.

Scroll To Top