Home / Geral / Jornada da Educação Público prestigia abertura da programação voltada à igualdade racial

Jornada da Educação Público prestigia abertura da programação voltada à igualdade racial

 

Teve início na noite de quarta-feira (20) a 1ª Jornada da Educação para a Promoção da Igualdade Racial. O evento é promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Governo. A abertura aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de moradores das comunidades de Capitinga, Gomes, Machado, Pari e Pereira. Também estiveram presentes o vereador José Luiz dos Santos e a presidente da Interassociação Rosemary Álvares de Souza.

A chefe da Seção para a Promoção da Igualdade Racial, Marinete Nunes Pereira, disse que a jornada “é uma oportunidade de se formar alianças e promover ações afirmativas para conquistas e sonhos maiores”. O secretário de Governo, Jadir Eustáquio do Espírito Santo, destacou o compromisso do governo municipal de valorizar as comunidades, sabendo das dificuldades que foram presenciadas em cada uma delas (falta de água potável e acesso ao tratamento médico, por exemplo). Já o vereador Solimar da Silva, que representou o presidente da Câmara Rodrigo Alexandre Assis Silva, ressaltou a importância de existir um setor específico na Prefeitura para buscar o desenvolvimento de projetos nessas comunidades.

O vice-prefeito Reginaldo Calixto de Oliveira representou o prefeito Damon Lázaro de Sena e disse que a palestra propõe uma reflexão em uma data importante, quando se comemora o Dia da Consciência Negra. Ele também elogiou a presença significativa do público no evento. Outro ponto abordado foi o trabalho desenvolvido pela Prefeitura neste primeiro ano de gestão. “Temos trabalhado muito, encontramos dificuldades, mas com certeza nossos compromissos serão honrados”, disse. 

Após a abertura oficial, houve a palestra “Africanidades”, ministrada pelo mestre em Economia Empresarial e membro do Colégio Internacional de Terapeutas, Carlito Andrade. As características da cultura africana, ancestralidade, espiritualidade e a chegada dos negros ao Brasil foram alguns dos tópicos abordados.

Com o tema “Resgatando Valores e Preservando as Raízes”, a 1ª Jornada da Educação para a Promoção da Igualdade Racial oferece atividades até o próximo domingo (24). Confira a programação:

21 de novembro (quinta-feira)

17h – Workshop jurídico “Convite ao pensar”

Palestrantes: Diogo Luna Moureira, delegado da Polícia Civil de Itabira e professor da Funcesi, e Geórgia Lage Pereira Carmona, mestre em Direito e professora da Funcesi

Tema: “Crime de Racismo e Injúria Racial”

Local: Funcesi

(O workshop é uma atividade interna da Funcesi)

 

22 de novembro (sexta-feira)

Stand de literatura afro-brasileira, da Mazza Edições

10h – Palestra “Negritudes Possíveis” com Milton Zamboni, professor da Unifei e mestre-doutor em Comunicação Semiótica

16h – Palestra “Educação das Práticas Étnico-raciais – Lei 10.639” com Rosa Margarida de Carvalho Rocha, especialista em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, mestre em Educação e integrante do Núcleo de Relações Étnico-raciais da Prefeitura de Belo Horizonte

Local: Funcesi

 

24 de novembro (domingo)

9h – I Encontro de Povos Quilombolas e Comunidades Negras

– Atividades recreativas e culturais

– Apresentação do grupo quilombola de batuque Barro Preto do Indaiá, de Santa Maria de Itabira

– Show Meninos de Minas

– Participações da Guarda de Marujos e das comunidades de Capoeirão, Gomes, Pari, Machados, Pereira, Capitinga, Ponte e Engenho

Local: Morro de Santo Antônio

 

 

 

 

 

Scroll To Top