Home / Cotidiano / Limpeza do Rio Girau a todo vapor

Limpeza do Rio Girau a todo vapor

DSC01153A limpeza e desassoreamento do Rio Girau prossegue, agora no Centro, onde curso de água é ladeado pelas vias da avenida Israel Pinheiro. Apesar deste trecho já ter sido limpo em épocas remotas, se apresenta como ponto crítico, alto índice de assoreamento que chegou a formas ilhas no curso d’água.

O fato da última limpeza do trecho que corre pelo centro da cidade ser remoto, explica a situação em que o local se encontrava até então como mais uma justificativa para a ação do governo de decidir pela de toda a extensão urbana do rio.

DSC01157As atividades têm atraído a atenção de diversas pessoas que moram nas proximidades ou que estão de passagem para o trabalho ou indo ao supermercado, enfim, daquelas que transitam diariamente na área central da cidade. Algumas param para ver e comentar com um conhecido ou até mesmo elogiar. Outras fazem questão de acompanhar o trabalho durante o dia, e são agradáveis companhias ao monótono só equipamento que, com precisão, vai avançando rio abaixo deixando para trás um rastro de admiração pelo trabalho realizado.

DSC01158O córrego que passava no centro de Santa Maria de Itabira, agora pode ser chamado de Rio Girau. Um que é literalmente fonte de vida. Prova disso é que em suas margens podem ser deparado com animais silvestres ou ao menos verificar a marca passagem destes pelo local. Dentro do rio, para a surpresa de muitos, têm peixes. Uma prova de que a limpeza e desassoreamento dá vida não apenas para o orgulho do santamarienses, mas também para todos que dele dependem para viver.DSC01172

Scroll To Top