Home / Cotidiano / Número recorde de casos da dengue deixa Minas em alerta

Número recorde de casos da dengue deixa Minas em alerta

Aloísio Morais – Hoje em Dia

Leonardo Morais/Arquivo Hoje em Dia
Número recorde de casos da dengue deixa Minas em alerta
Combate aos focos do mosquito Aedes aegypti precisa ser intensificado em todo o Estado

 O período de chuvas e o calor mal chegaram e os números da dengue mostram-se assustadores em Minas. Nada menos que 109 pessoas já morreram no Estado até outubro, contra 18 em 2012. O número de casos registrados passou de 22.105, em 2012, para 328.457 neste ano, quantidade nunca antes registrada em Minas.

Em 2010, ano de epidemia, ocorreu uma incidência mais próxima, com 106 mortes e 194.636 casos da doença. Uma nova epidemia foi anunciada pelo Estado há alguns meses, com quadro crítico previsto para o período próximo à Copa do Mundo.

No balanço divulgado na sexta-feira (1º), Belo Horizonte tem oito mortes confirmadas neste ano, um número até modesto se comparado a Uberaba, no Triângulo, líder do ranking, onde já ocorreram 20 óbitos. Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, vem em terceiro lugar, com seis mortes.
A única boa notícia sobre a doença é que os casos confirmados de dengue clássica vêm caindo mês a mês, desde março – passando de 118.695 casos para 98, em outubro. A queda pode ser justificada pelo período seco, em que a proliferação do mosquito é bem menor.

Em Belo Horizonte, até sexta-feira, foram confirmados 95.523 casos de dengue. A região Norte apresenta o maior número (18.571), seguida por Venda Nova (15.004) e Nordeste (13.863). Os 186 mutirões de limpeza realizados pela PBH na cidade já recolheram 1.781 toneladas de materiais e 8 mil pneus.

Alto índice de infestação em Valadares

Seis em cada cem casas de Governador Valadares, no Leste do Estado, têm foco do mosquito da dengue.
O terceiro Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (LirAa) realizado este ano aponta para o risco de uma epidemia
na cidade.
E as notificações da doença, que praticamente dobraram de um ano para o outro, confirmam essa possibilidade: até 26 de outubro, foram registrados 4.314 casos de dengue, contra 2.860 no mesmo período de 2012.

 Fonte: Hoje em Dia

 

 

Scroll To Top