Home / Cultura / Prefeito recebe Maurício Tizumba

Prefeito recebe Maurício Tizumba

O prefeito Damon Lázaro de Sena recebeu na tarde desta terça-feira (05), em seu gabinete, a visita do músico, ator, cantor e compositor mineiro Maurício Tizumba.

Tizumba esteve em Itabira para visitar o projeto Meninos de Minas, do qual é coordenador artístico, e aproveitou a oportunidade para conhecer o prefeito municipal.

DSC01373Durante o encontro, o artista falou sobre sua relação com a cidade e lembrou do tempo em que trabalhava por aqui. “Eu tenho uma história e um carinho muito grande por Itabira. Há anos eu venho à cidade. Eu vinha para trabalhar com construção de estradas. Eu trabalhei com isso na década de 1970 e já tocava e cantava nessa época”, relembrou Tizumba que iniciou a carreira artística em 1966, em Belo Horizonte. “Depois, em 1986, eu passei a frequentar a cidade por causa da escola de samba ‘9 de Outubro’. Foi um período muito bom na minha vida”.

DSC01404Damon de Sena relatou a importância dos eventos culturais para a cidade e ressaltou a diminuição da violência durante as últimas festas promovidas pela Prefeitura. “Recentemente nós promovemos o Festival de Inverno e a Expoita. Durante este período, percebemos um clima de mais harmonia na cidade. Por isso, nosso governo busca levar atrações culturais para toda a população”, disse o prefeito. Maurício Tizumba concordou. “A arte minimiza a violência. Eu acredito muito na arte e na cultura como um dos caminhos contra toda essa violência que está acontecendo nos dias de hoje”, concluiu o artista.

O encontro envolveu diversos assuntos como o estudo do Plano Diretor do município, o turismo, a preservação das guardas de congado, o relacionamento entre governo municipal e as comunidades negras e os quilombos históricos de Itabira. Damon apresentou o Ouvir Você, um programa permanente do Governo Municipal, que foi muito elogiado por Maurício Tizumba.

Outro assunto importante discutido no gabinete foi o apoio da Prefeitura para a negociação de uma sede para o Meninos de Minas. Idealizador do projeto, o produtor cultural Cléber Camargo Rodrigues lembrou que “o Meninos de Minas é um projeto social que, por meio da música, das oficinas e das viagens para Serpa, em Portugal, mudou a vida de muitos adolescentes”. O prefeito garantiu o empenho do governo municipal para apoiar o projeto no que for necessário.

Também participaram do encontro a primeira-dama Áurea Aparecida Cardoso Marques de Sena, o chefe de Gabinete, Edilson de Magalhães Lopes, a chefe da Seção para Assuntos da Comunidade Negra, Marinete Nunes Pereira, e as servidoras Ana Maria Gonzaga e Carolina Peixoto Magalhães.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Scroll To Top