Home / Itabira / Procon promove série de encontros educativos

Procon promove série de encontros educativos

2-Curso sobre ensino da Língua Portuguesa para alunos surdosA Prefeitura de Itabira, por meio do Procon, vai promover, durante a primeira quinzena deste mês, uma série de encontros visando melhor orientar o consumidor. Intitulada “Programa de Serviço de Educação ao Consumidor”, a ação prevê 14 reuniões com jovens e integrantes dos grupos do Vida Ativa.

A secretária-executiva do1-Curso sobre ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos Procon, advogada Rejane Maria Assis Bretas, explica que a intenção é desenvolver várias atividades, com públicos diferentes, para orientar, informar e debater sobre os direitos do consumidor. “Nós queremos descentralizar o serviço. Ir até o consumidor e mostrar para ele os seus direitos, como proceder quando se sentir lesado e, principalmente, informá-lo do Procon e que o órgão está à disposição de todos, com serviços gratuitos”. Conforme lembra a advogada, muitas vezes o consumidor é prejudicado por falta de informação.3-Curso de formação oferecido aos professores da Ed. Infantil

Amanhã o encontro será às 8h, no bairro Amazonas, com integrantes do Vida Ativa. “Com este grupo, nossa abordagem serão as armadilhas da facilidade do crédito consignado. São várias as situações em que a pessoa contrai o crédito, assume a dívida e, muitas vezes, faz isso quase que inconscientemente ou motivado pela abordagem do corretor. Falta informação. Falta orientação”, explica Rejane Assis.4-Curso de formação oferecido aos professores da Ed. Infantil

A equipe do Procon também vai percorrer algumas escolas alertando os estudantes para o consumo consciente. “Na escola também deve se ensinar educação para o consumo. Os jovens devem se desenvolver com esta cultura de que o crédito deve ser usado de forma disciplinada. Ele também tem que ter consciência de seus direitos de consumidor e saber lutar para fazer valer seus direitos”, argumenta Rejane Assis.

A escolha do período para o início do programa “Serviço de Educação ao Consumidor”, conforme explica Rejane Assis, foi criteriosamente definida. “Fim de ano é a época de maior consumo. Queremos que as pessoas vão para as compras conscientes de seus direitos, deveres e, principalmente, de que têm, aqui em Itabira, um órgão atuante e preparado para ampará-las sempre que seus direitos forem lesados. Queremos que as relações de consumo sejam saudáveis e boas para ambas as partes: o consumidor e o fornecedor”, conclui a advogada.

 

(segue)

 

 

Cronograma de encontros:

 

04/12

8h – Núcleo do Vida Ativa (Ativa)

14h – Núcleo do Vida Ativa do Santa Tereza

 

05/12

8h – Núcleo do Vida Ativa do Gabiroba

 

09/12

8h – Núcleo do Vida Ativa do Bela Vista

14h – Núcleo do Vida Ativa do Chapada

 

10/12

8h – Núcleo do Vida Ativa do Campestre (Valeriodoce)

15h – Escola (Senhora do Carmo)

16h – Núcleo do Vida Ativa de Senhora do Carmo

18h30 – Escola (Senhora do Carmo)

 

11/12

8h – Núcleo do Vida Ativa do João XXIII

 

12/12

8h – Núcleo da Vida Ativa da Vila São Joaquim (Arfita)

14h – Núcleo do Vida Ativa de Ipoema

16h – Escola Ipoema

18h – Escola Ipoema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Scroll To Top